quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Um passado no esgoto!

fotos : bernard gillot

Não se trata de uma criança que perdeu sua mãe, nem um adolescente fuzilado em país de guerra. Essa história fala sobre um "colecionador" de animais que decide adotar um filhote de jacaré (de maneira subversiva) e, quando ele começa a não caber mais em sua banheira, dá a descarga, quase literalmente.


O animal é encontrado nos esgotos de Paris em 1984, abandonado. Sabe se lá quantos anos estaria vivendo sem glamour, na capital do luxo, enclausurado, se alimentando de ratos, num canal onde as águas que ali correm, vão para tratamento numa usina.


O animal prosperava no submundo parisiense, um pouco machucado, mas não adoecido, quando foi resgato por um bombeiro. Saiu no jornal do mundo inteiro. Na época, tornou-se uma "vedete" e, tomaria, por ano, umas 17 vacinas, em decorrência da antiga dieta alimentar: ratazanas.


Tentaram readaptá-lo num lugar apropriado. Não deu certo. Hoje vive no aquário de Vannes, na Bretanha. Sua atual casa reproduz extamente o lugar onde ele foi encontrado. Eleanore, como foi nomeada, tinha 3 metros de comprimento e pesava 250 quilos, quando vivia a 30 metros dos pedestres em Paris.


Será que seu "antigo proprietário" folheia o jornal no café da manhã, procurando notícias do animal, ou sente falta dele?  E vice-versa?
Caso arquivado.

2 comentários:

  1. Que demais: um lar todo decorado, do jeito que ela gosta! Toda Eleonora merece isso, até mesmo uma Eleonora de três metros e uma boca cheia de dentes afiadíssimos, rs!!!
    Bjs mil!

    ResponderExcluir
  2. Eleonora, minha Nora querida! É verdade, tudo a ver com você, gata! Lar decorado como você faz e como gosta também! C´est super chouette!

    ResponderExcluir