terça-feira, 22 de junho de 2010

Uma cidade chamada Marcoussis

O panfleto publicitário na imobiliária dizia que havia 7 mil habitantes em Marcoussis. Numa segunda-feira, onde o comércio, bancos, Prefeitura estão fechados, pensei alto caminhando pela calçada, com uma carta na mão algo assim “pqp, o correio também deve estar fechado”, mas em francês.

Uma senhora, certamente marcoussissiene, ouviu  e logo contestou:“ Minha querida, aqui não é uma cidade do interior. O correio  abre às segundas. Temos mais de 8 mil habitantes! “. 

Noutra ocasião, na Mediatèque, entre HQs e DVDs, conheci uma brasileira, com o mesmo nome da babá da Luna no Brasil. Aqui, ela também era babá. Conversamos em francês e ela afirmou que a cidade já tinha 10 mil habitantes! 

Fazendo meu cooper matinal, atrás dos quintais enormes e jardinados do bairro, parei para elogiar o potager de um senhor, ele tinha uma grande produção caseira de alface, hortaliças, batata. Durante a conversa, orgulhoso, explicou que as pessoas, umas 9 mil, moravam em Marcoussis porque gostavam dela. 

Disparidades numéricas à parte, vim de uma metrópole com aproximadamente 11 milhões de habitantes e nasci noutra com uns 400 mil. Cidade grande, cidade pequena, esperamos ser bem vindos a Marcoussis, uma cidade abraçada por uma linda floresta e onde Paris respira ao ladinho dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário