terça-feira, 6 de julho de 2010

Bric-a-brac


Vocês não sabem o que me aconteceu? Minha sogra tornou-se minha melhor amiga. Saímos bastante e ela me ensina segredos que somente alguns franceses sabem. Um deles é ir em brechós ao ar livre, os brics-a-brac, e barganhar.


Chamados  de "vide grenier" (esvaziar o porão), pode ser visto não só como comércio, mas uma maneira ecológica de dar fim às coisas velhas ou àquelas que não usa. Reciclar e ganhar um dinheirinho com o que poderia ir pro lixo.


Olheiros parisienses vão a esses brechós, em vários no mesmo dia, bem cedinho, para obter "achados preciosos" e vender em Paris muito mais caro do que pagou no vide grenier  - mas sabem discernir quinquilharia de antiguidade. 


Simpáticos, divertidos. Os bric-a-brac têm uma simplicidade contagiante. Nesse dia fresquinho em La Chapelle-Saint-Rémy (noroeste francês), a atriz e cortesã francesa Sarah Bernhardt deu o ar da sua graça. Emoldurada, na grama. 


O estrangeiro sempre vai achar algo diferente que goste e valha a pena “gastar pouco”. Minha sogra comprou pra neta uma blusa linda e semi-nova da Cacharel por 2 euros! Eu encontrei mimos para alguns amigos. Gastei no total 6 euros.

Comprei 6 taças novas por 3 euros + 2 bonecas por 1.50 euros +2 livros das viagens da Barbie por 1,5 euro e ainda ganhei uma vespa do gentil senhor vendedor. Que sucesso! 

4 comentários:

  1. Como assim uma vespa???? Uma vespa VESPA? Tipo VESPA?

    ResponderExcluir
  2. QUERO MINHAS BARBIES DE 1,5 EURO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. A vespa da Barbie, lembra? Claro, toda rosinha, tipo Piaggio.

    ResponderExcluir
  4. Perroca, o Noel levará suas Barbies de menos de 2 euros e mais os livros de viagens dela pra você!

    ResponderExcluir