Dizer "olá, cheguei". Assim, esse orgão do Governo marcaria uma entrevista para avaliar meu francês, minha saúde e intenções para com o país. Um mês após o meu "salut", fui convocada a comparecer lá, munida de documentos + 300 euros! Isso sim, não estava escrito no papel que o Consulado Francês havia me dado.
Por quê? Porque quando chega-se à França, o Governo aplica a taxa que ele definir, o Brasil, mesmo o Consulado Francês em SP, não tem como saber valores e taxas. A cada 1 ano, se o imigrante tiver a autorização e permanecer no país, paga novamente essa taxa. A partir de algumas obrigações a cumprir, ele tem direito a trabalhar, a conduzir carro, a ter acesso ao sistema de saúde etc.
Por esse valor "módico" existem benefícios, fazer os exames médicos, avaliação da sua língua francesa, (se ela não é suficiente, há curso básico). Fui dispensada. Ufa. Participei de uma palestra de Formação Cívica. Uma jornada inteira, com almoço pago. Obtive orientação de carreira, um profissional avaliou-me através do CV, em entrevista.
O OFII existe desde o início de 2009, é recente. Muito francês nem sabe da existência dele. E não tem como escapar, o imigrante que quer ficar por aqui e legal tem que desembolsar os 300 euros. Existem serviços prestados a usufruir.
OI Ve, acho então que a situação melhorou, sempre foi paga, como tb é aqqui no Brasil para os estrangeiros. Antes era um parto só...Prefecture de Police plusieurs fois...bien chien...VC vai conseguir sua nationalidade, calma. Vc já viu a política do Sarkozy? Não poderia ser diferente...divagar e dificultando tudo...até com a criação de um novpo orgão...uhhlala Bisous Tati
ResponderExcluir