quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ça tombe la neige


Ontem nevou aqui. Nevou MUITO. De manhã, ela foi anunciada: de 3 a 7 cm de neve em "Ile-de-France". Depois do meio-dia, a realidade chegou à 11 cm! Maior recorde ocorrido na França desde 1987.

Enquanto isso, no Sul do País, Marselha ou Toulose, uns 16 graus. Turistas e locais desfrutavam suas bebidas nas terraças dos cafés ouvindo notícias no rádio ou na TV, se aquecendo com fachos de sol, sem a menor sombra dela.

Mas, antes que a manhã terminasse, o Ministro do Interior disse “não haver desordem”. Algumas horas depois, engarrafamentos de mais de 367 km. Autoestradas interditadas. Motoristas que rodavam 1 km em 2 horas, ou 4 em 6.

À noite, moradores próximos às estradas bloqueadas, solidários, levavam café aos motoristas. Loja de móveis, escolas, shoppings se transformaram em albergues. Muitos abandonaram seus carros e pernoitaram onde puderam.

Atravessar a região parisiense, de carro, moto, avião, se tornou um pesadelo durante a eternidade para muitos. Felizmente, não para Luna que não tem aulas às quartas nem para mim que também não tenho curso de francês nesse dia.

Curso que me toma quase toda a semana, mas essa manhã, não há ônibus, por isso posso me ocupar deste post...Mas muita gente ainda está "sequestrada" pelo caos e pelo perigo que o excesso de neve causou.

Felizmente durante toda essa loucura, ontem, Luna e eu brincávamos sob e sobre forte neve, fazendo micro-homens-de-neve enquanto o céu acinzentado de esfarelava em flocos de poesia.

Obs: Uso aqui 2 fotos extraídas do acontecimento de 8 de dezembro de 2010 do jornal Le Monde - os autores são Smail Yasar (estacionamento da banlieue parisiense) e de Natacha Legre (placa em Paris).


Nenhum comentário:

Postar um comentário