segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Galeries d'Anatomie comparée et de Paléontologie

Sob chuva, no 5 ème, admiro os parisienses correndo num pequeno bosque colado a um prédio, construído em 1896 por Ferdinand Dutert, arquitetura precursora da Art Nouveau. Entro na Galeria de Anatomia Comparada e de Paleontologia.


Esse batimento, de decoração naturalista, teto com barras de ferro e pedras, traz monstros pré-históricos à tona, sem carne, sem pele. Às vezes, só fósseis, que saltam aos nossos olhos. Das lindas janelas enormes, a vista do bosque, os espiam.

Mesmo ao não amante da paleontololgia, a experiência pode ser fantástica, surpreendente. Sair da teoria da "dimensidão" e comparar nossa ínfima proporção em relação a certos animais que outrora existiram.

.
Um pouquinho de tudo está na galeria. Da era primária à quartenária. Tipos. Peças ligadas à história. Espécies desaparecidas recentemente (como o lobo marsupial, extinto em 1961). Ossos de animais raros. Monstros. 


Coleções anatômicas guiam a diversidade da natureza em mais de mil esqueletos. Do imenso esqueleto da baleia rorcal às afiadas presas das morsas. Do extinto e gigante jacaré à colunas vertebrais do tamanho da minha sala.


Mas essa galeria é a "ponta do iceberg" do Museúm National D'historie Naturelle. Pegue mais de 1 dia para aproveitar melhor a diversidade histórica, natural e científica que há no Museúm. Como plantas e animais vivos.


Para ter acesso ao mapa e saber como chegar lá. mnhn.fr. Para comprar sua entrada: cultival.fr Menores de 26 anos não pagam. Aberto todos os dias, das 10h às 17h. Sábados, domigos e feriados escolares das 10h às 18h. Tarifas: 7 euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário