segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Grande Galeria da Evolução

Frio, chuva, família: operação (des) organização do feriado. Decidi seguir meu próprio conselho e continuar, num outro dia, à visitação de uma das pontas do iceberg do Museu Nacional da História Natural.

E lá fomos nós à Grande Galerie de l'Évolution, onde era a antiga Galeria de Zoologia inaugurada em 1889. Ali, a diversidade do mundo vivo, elefantes, girafas, borboletas, tartarugas, albatrozes, se contrapõe com os visitantes. 

Animais empalhados ou reconstítuidos perfeitamente como eram, dividem o mesmo espaço conosco. Vista de longe ou do alto, a galeria parece um filme nonsense onde bicho e gente circulam juntos em harmonia, num mesmo sentido. 

A iluminação é aconchegante e quente, o que permite o visitante permanecer num estado de estranhamento, fascinado pela arquitetura art nouveau do batimento, de mesma estética Torre Eiffel.  Impressionante e restaurado, o prédio é singular.

Luna queria apenas correr, subir e descer as escadas alicerçadas com barras de ferro, mas crianças com mais de 5 anos estavam atentas à exposição junto aos pais. Dentro da Grande Galeria da Evolução, esqueci que, lá fora, fazia 5 graus e chovia.

Um dos momentos mais importantes da visitação está sala de animais desaparecidos ou ameaçados de extinção, ali, iremos refletir sobre a história, sobre a urgência do homem se conscientizar e se reconciliar com natureza. 

Grande Galerie de l'Évolution.
36, rue Geoffroy Saint-Hilaire, Paris, 5ème.
Aberto todos os dias, das 10h às 18h. Loja. Lanchonete
Entrada: 9 euros
www.mnhn.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário