quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lindo e (quase) mortal

Fotos: Mathieu GILLOT e Viviane FUENTES
Será que a mosca sobreviverá depois de tocar o Amanite Tue-Mouche?
Outono, chuvas. Começou a época da colheita de champignons na França. Antes de pegar o que vê pela frente, é importante saber quais são os cosmestíveis e quais não. Como, por exemplo, o Amanite Tue-Mouche.
Eles desenvolvem muito rapidamente depois da chuva, os cogumelos Amanite Tue-Mouche
Considerado uma espécie cosmopolita, ele veste um chapéu vermelho vibrante, salpicado com bolinhas brancas que não vai acompanhar o prato do seu almoço. Mas será que ele mata moscas, como sugere o nome em francês (tue-mouche)?
Touche pas: Atenção, esse cogumelo não é cosmetível
Na Grécia Antiga era utilizado nos cultos dionísicos e, atualmente, em rituais xamânicos e indianos (soma) por causa de suas propriedades alucinógenas (nesse caso acho que ele é utilizadopra dançar, festejar!).
Tue-mouche: bonitinho e alucinógeno
Aos amadores de cogumelos, touche pas! A chuva pode retirar as verrugas brancas do seu chapéu, causando confusão. Não coma um cogumelo que você não tem 100% de certeza que é cosmetível. Sempre pergunte a um bom entendedor.

4 comentários:

  1. Pode deixar!!! Quando fomos passear por aí, vamos levar vc de guia!!
    Beijos***

    ResponderExcluir
  2. vc sabia que o John Cage era especialista em cogumelos? Ganhou até programa de perguntas e respostas ns TV :-)
    bj

    ResponderExcluir
  3. Basbaum, então é ele nosso grande e bom entender de cogumelos. Vamos perguntar a John Cage! Contactaremos um psicografista. Foi Cage o criador da "música ao acaso", né?

    ResponderExcluir
  4. Sim, ele introduziu na música as noções de silêncio, acaso, ruído e ainda ajudou a tirar todo aquele poder inflado do "äutor" e dividi-lo com o intérprete... cara maravilhoso. E entendia de cogumelos! :-)

    ResponderExcluir