quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Albiez- Montrond

Fotos: Bernard e Mathieu GILLOT/Viviane FUENTES
Vista de Albiez-Montrond - França
Em Savoie, França divisa com a Itália, há uma cidade muito conhecida, Saint-Jean-de-Maurienne e, a 18 km dela, está Albiez-Montrond, vilarejo situado no alto da montanha, num vale ensolarado, faça neve ou não.
Lá no fundo as Aiguilles D'Arves (Albiez-Montrond)
Esse lugar faz parte da história do meu marido. Durante sua infância, esquiou bastante por ali - entre os 2 Albiez (Albiez-Le-Jeune), há 2 estações de ski. Hoje, com mais chalés do que há 20 anos, o vilarejo ainda é pequeno e charmoso.
Albiez Montrond: vilarejo singelo e charmoso
Tem escola de equitação, lagos artificiais para se banhar (em agosto a média foi de 23 graus). Trilhas (níveis inciante e iniciado), ao pé das "Aiguilles d'Arves", conhecida também como "Tête de Chat" (já falamos dela, lembra?).
Aiguilles D'Arves - em Albiez-Montrond
O "Col de Mollard" chega a 1.600 m de altitude. Na gastronômica, do meu ponto de vista, o que ressalta é o queijo local o Beaufort (bonito e forte?!) e o Reblochon que eles fabricam é excelente! Os vinhos são honestos.
Queijo Beaufort, típico de Savoie (foto dedivulgação, extraído so site da empresa)
Foi lá que, há 1 século, o senhor Opinel criou um canivete simples, robusto e eterno. Ali fundou seu negócio de família e, aos amantes dos "couteaux", há um museu a visitar - os preços não diferem muito dos "opinéis" encontrados em Paris.
Foto extraída do site da Opinel
Em nossa primeira noite no vilarejo, fomos ao cinema. O filme narrava a história de um chevreuil  que, após, ter caído num precepício, quebrado a perna, viveu recluso nas montanhas e sobreviveu, mesmo com vertigem...Me identifiquei.
Alpes franceses: de manhazinha, vista de Albiez-Montrond

Próximo post: Cinema nas/das montanhas (Cinéma Animalier).

Nenhum comentário:

Postar um comentário