quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

José Garcia - Le comédien

Existem atores que têm rosto comum, diria oridinário, corriqueiro, mas quando se travestem de mulheres ficam muito melhores, graciosos, há algo natural onde o "tom" feminino lhes caem muito bem.

Uma vez, notei esse dom no ator Marco Luque (atual CQC) em Terças Insanas, quando ele fazia o sketch de uma empregada - a contribuição artística de Cabral, o maquiador e caracterizador oficial do Terças, também foi decisiva.

Aqui na França me dá um enorme prazer assistir ao ator José Garcia, filho de espanhóis, nascido em Paris, em 1966. Ele é simplesmente adorável como mulher. Mesmo com os aparentes e grotescos pelos do peito saltando do decote.

No cinema, Garcia fez mais de 50 filmes, mas se consagrou na TV com o programa Nulle Part Ailleurs, do Canal + (1987 a 2001), com seu amigo e ator Antoine de Caunes (moço nascido em berço de ouro da TV francesa). 

Foram mais de 7 anos, interpretando e farreando sketches criados por De Caunes. Ou simplesmente improvisando de sopetão. Toda noite, o ator tinha 2 horas, enquanto o maquiavam e o vestiam, para preparar o personagem da noite.

Nulle Part Ailleurs recebia convidados notórios, tinha auditório e era apresentado por Philippe Gildas, um senhor de ar sério que se desmontava em risos quando a dupla entrava em ação (De Caunes e Garcia).

Voilà. Minha declaração de amor à (s) mulher (es) do ator José Garcia que encarnou (e ainda encarna, ele está vivinho, atuando e muito bem pago) personagens notórios e  hilários como Cindy Tropforte, Bérenice Sale e outras.

Os vídeos abaixo são do extinto programa Nulle Part Ailleurs: (* se você não entender bem o francês, não importa, assista assim mesmo, as expressões de Garcia dizem tudo e algo mais)

Cindy Tropforte - Neste vídeo, Garcia, ao lado de De Caunes, tira risos apenas com caras e boca (e pinta) da imagem que tem de Cindy Crawford. 



Bérenice Sale - Ao lado de De Caunes, Garcia imita Béatrice Dalle. Um dos convidados do programa é o ator Jean-Hughes Anglade, parceiro de Dalle em Betty Blue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário