segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Por aqui passa Papai Noel sim!

fotos: viviane fuentes
Aos 30 anos de idade eu disse a minha sobrinha de 6: “Papai Noel não existe.” E ela respondeu: “…Bobinha.”. Mas até os meus 10, eu sonhava com a presença balonesca e avermelhada do velhinho grisalho, como qualquer outra criança.

Imaginava a neve, os rastros das patas de um animal desconhecido e traços de um um trénó mágico, carregado de brinquedos e, num dos pacotes coloridos, o meu brinquedo...Quel bonheur!

Num dezembro, entrei em pânico. Luna estava com 3 anos. Como contar que Noel existia?! Por sorte, a escola se incumbiu da missão. Foi ela quem alertou à mãe sobre a existência do barbudo generoso e, assim, desadormecemos a lenda.

Nesse final de ano, partindo dos Alpes para passar o Réveillon com amigos muitos queridos, vi uma placa. Debaixo da chuva de neve, descendo a montanha no carro expedição, não tive dúvidas. Fotagrafei a prova: Ali passava Papai Noel sim!

Ele morava secretamente na cidade onde passamos o Natal. Eu a reconheci por causa dos enfeites natalinos, bola de vidro com uma vila montanhesa inteira dentro dela. Sabe aquele enfeite que chacoalhamos e vai neve pra todo o lado?! 

Tetos glaceados, neve pousada nos pinheiros, flocos fofos e brilhantes soprados pelo vento numa mesma direção criaram uma atmosfera mágica e sugestiva para eu deixar na chaminé imaginária da casa de cada um de vocês, o pó prateado, às vezes dourado, da (s) fertilidade (s) criativa, emocional, humana.

fotos: viviane fuentes

4 comentários:

  1. Lindo post querida!

    Bisous!!!

    Beijos em Luna e no Maridão!

    ResponderExcluir
  2. Ué, cadê a foto da casa dele??? Agora vc me deixou bravo. Vou prái ano que vem só pra esclarecer esse mistério.

    Edgard

    ResponderExcluir
  3. O texto é animador pra preparar o próximo natal e fazer "a minha criança" sorrir com esperança. Vai que ele aparece durante o dia e finalmente eu encontro o Bom Velhinho. As fotos fizeram-me arrepeiar de frio uuuuiiiiii. bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Putz Veep, eu vi o Papai Noel esse último Natal, mas tinha olhos puxados e aí pensei que era o meu irmão! Pois é, nem sempre o racional acerta rsrs! Gds bjos.

    ResponderExcluir