terça-feira, 11 de outubro de 2011

Glaciers de l'Etandard

fotos: Bernard e Mathieu GILLOT/Viviane FUENTES
Conta estourada. Caminhar não paga. Assinei o último cheque com a caneta Montblanc, desliguei meu laptop MacPrada e decidi caminhar! ...Ooops, essa frase parece da Bekky, protagonista do livro que acabei de ler Confessions d’une accro du shopping (2006) de Sophie Kinsella. Mas não é dela nem minha.

Porém há 2 palavras na frase que são a alma deste post. Caminhada e Montblanc. E por que não, juntar ao passeio uma terceira sugestão, lago?  Já pensou em tomar um banho de lago glacial, com vista paro o monte Montblanc, depois de subir quase 4 inclinados km e alcançar 2.553 metros de altitude?

Então a dica é fazer a "randonnée" Glaciers de l’Etendard, uma deliciosa caminhada que trabalha bastante os músculos do coração e das pernas –usando bastões, os dos braços também. Até a Luna (4 anos) caminhou conosco 6 hs (subida, piquenique e descida), bem orientada pelo pai mouton

Foi um desafio árduo, mas "possível". Os vertiginosos não travaram, nem fizeram escândalos, marcharam calados, transformando o som do caminhar num mantra em meio ao silêncio da natureza (algumas vezes interrompidos por 4X4).

Partimos de 500 m de altitude e em 3 horas chegamos a 2.553 m. Dali, vimos Saint-Sorlin e uma bela paisagem glacial (no verão ainda resta um pouquinho de gelo nos picos): lago Bramant, panorama para os montes de Belledonne, Beaufortin que domina o Montblanc, Grande Lauzière e Grande Casse.

O apogeu é atingir aos 3.465 m de altitude, no Pico de Etendart. Mas fizemos o passeio em família e, apesar, de estarmos orgulhosos pela Luna, não podíamos exagerar. Tínhamos mais 4 km de descida, 3 horas ainda para caminhar.

Alpes, com direito à vista ao Montblanc, o sol contrastava o vento gélido. Ninguém nadou, crowl ou clássico. Mesmo no verão a água do lago é gelo derretido! Esquecemos a bravura e fizemos uma ducha quente no conforto do chalé.


Geleiras de Etandart (Saint-Sorlin d'Arves): início da caminhada
Parceiros em Savoie: Luna e Mathieu sobem a montanha
Lago Bramant: quer nadar?
A vista: recompensa a 2.553 m de altitude

2 comentários: