domingo, 9 de outubro de 2011

Cinema Animalier

fotos: Anne e Erik LAPIED
Bouquetin, personagem presente nos Alpes Franceses e em "La Valée Oubliée des Hommes"
Fomos ao cinema no primeiro dia de férias nos Alpes. Alguns poderão se indagar: mas ir ao cinema durante as férias, e na montanha? Sim, primeira sessão, 18h30. O manual de sobrevivência diz: ir ao cinema sempre, sempre que possível! E, lá, nada mais temático do que assistir a um filme animalier em família.

Me perguntei: mas que diabo de gênero de fime é o animalier, que bicho será? Que tipo de 7 cabeças, ele é? A "Lassie", série televisiva dos anos 80 é? Ou os documentários do Planeta Terra, programa da "extinta" TV Cultura, são filmes animalier? Para o meu alívio o querido mestre da categoria esclareceu.

Jacques Perrin. De Microscosmos, Oceanos e Le Peuple Migratuer. O respeitado cineasta francês diz que o cinéma animalier é a arte de olhar. Não é apenas mostrar os animais na natureza, em seu habitat. Mas REFLETIR. Dependerá da sensibildade do diretor, o filme ser ou não bom.

Para concluir, Cinéma Animalier não é exatamente documentário. Lembra ficção, há ficção, mas não é. O filme que assistimos naquele final de tarde era assinado pela casal de cineastas Anne e Erik LapiedLa Valéee Oubliée des Hommes.
A Camurça (Chamois), protagonista, do filme "La Valée Oubliée des Hommes"
Ele é parte integrante de uma trilogia (Voyage au bout de l'hiver e Juste après la neige) que retrata, em 4 estações, o modo de vida dos principais animais dos Alpes, tendo o cabrito montês (chamois) como o fio condutor.

Durante uma briga com outro de sua espécie, o chamois se machuca e é obrigado a se refugiar. Pouco a pouco, os cineastas nos ajudam a desvendar e a refletir sobre as adversidades pelas quais os animais montanheses passam, ficando claro que a montanha foi feita para os mais fortes.

Ao término do filme, ouvimos a palestra de Anne Lapied e, no final, Mathieu e eu discutimos mais sobre a o cinema "animalier" e outras curiosidade e fatos reveladores sobre as filmagens - enquanto isso sua filha e seu marido exibiam seus filmes e palestravam, mas em outros vilarejos dos Alpes.

A família Lapied mora nas montanhas há mais de 15 anos e divulgam seus filmes, sobretudo na França, e na região em que estão. Produzem, exibem, palestram, distribuem e, sem "holding", são eles mesmos que escalam montanhas e carregam e observam e filmam, faça sol, chuva e, sobretudo, neve.
Anne Lapied durante a filmagem de "Voyage au Bout de l'Hiver"

Nenhum comentário:

Postar um comentário