segunda-feira, 25 de abril de 2011

Brocante em Marcoussis


Hoje estamos nos sentindo de férias na França, em nossa própria cidade. Sem estressar com o trânsito, o vento fresco e um sol morno nos embala pelas barracas de um dos maiores "brocantes" da França.


Luna encontra amiguinho por todo lado, um dia antes de voltar às aulas. Mathieu procura acessórios vintage, e compra uma "luge" de 1940, para deslizarmos na próxima nevada.


Sainha ao vento, arrasto minhas Havaianas totalmente descontraída. Minha única "preocupação"é a de observar tudo que vejo sem julgar. Deixar a vida correr.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A viagem imaginária de Hugo Pratt


Vamos lá? Até 23 de agosto, hein?! Na Pinacothèque de Paris. Conto tudo depois.

Uma receita aérea

Fotos: Viviane FUENTES
Fotos de lugar-comum: experimentalismo.
Uma pitada de arte.
Um fio de arrogância. 
Alguns gramas de grafite nos telhados da França.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Passages parisiens

fotos: viviane FUENTES

Quem diria que em 1780 Paris já tinha trânsito carregado?! Algumas carruagens, cavalos, poucas calçadas, ruas não asfaltadas, vias de acessos complicados e um odor um pouco desagradável.

Como as mademoiselles poderiam olhar às vitrines das lojas sem serem incomodadas por um trotar desvairado ou sem sujar de terra a barra de seus longos vestidos? De maneira elegante seriam galanteadas?

A resposta veio com a construção das passagens parisienses, passagens cobertas de charme, com tetos transparentes que proporcionam uma iluminacão muito especial que se deu no século XIX.

Antes havia mais de centenas, hoje há somente umas 20 "passages parisiens" em Paris, onde elas apareceram pela primeira vez, e depois foram "replicadas" em outras outras cidades europeias, como Milão.

Em seus corredores, há de tudo. Desde a alta-costura vintage à lojas que confeccionam roupas chiques e despojadas, caras mas possíveis, muito mais interessante do que vemos em editorias de modas.

Museum de Grévin, restaurantes famosos, pastisseries, livrarias com livros raros, outras de HQs, casas de chás... Bref, dá para passar a tarde entre a Galerie Vivienne (1974), Panoramas (1789) e outras sem se entediar.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Paris tatuada

Fotos: Viviane FUENTES

Fiz uma tatoo, a pele está inchada.
Tatuagem auto-relevo. Diagramada.
Numa porta parisiense católica. Amém!

Paris surrealista

Fotos: Viviane FUENTES
 Fecha.
Abre.
 Aproxima mais um pouco,
 e distancia.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Paris dadaísta

Fotos: Viviane FUENTES




Às compras

Na França, estou mais pra vegetariana do que pra ovípara. Mathieu como sempre, carnívoro. Ufa, sorte! Imagina me trocar por um pé de alface. Não, não, ele não é canibal. Nem apressado que come cru.


Bref, em terras de antigos domínios napoleonicos, compra-se carne de carriola, não por quilo. E ontem fui às compras, um bom filé pro meu marido. Pra mim, uma saladinha. Bonne apetite!